terça-feira, 30 de junho de 2009

Curso de Massagem do Bebé para Pais - Instrutora Ana Sousa (certificada internacionalmente pela International Association of Infant Massage)



Qual a missão da Associação Internacional de Massagem Infantil (IAIM)?

A IAIM procura promover o toque nutritivo e a comunicação através de cursos, educação e investigação para que os pais, educadores e crianças sejam amados, valorizados e respeitados nas diferentes comunidades mundiais.

Porque razão é importante massajar um bebé?

O "toque" é a primeira forma de comunicar com o bebé, sendo que os pais instintivamente lhe tocam para o conhecer melhor, o que estará sempre na base do desenvolvimento do bebé, daí a sua extrema importância.
Assim, a massagem é um momento único de partilha que promove o conhecimento entre pais e filhos gerando momentos de felicidade e bem-estar no seu crescimento e desenvolvimento.
A importância do "toque" é tão grande e os resultados tão positivos, que a IAIM está espalhada por mais de 40 países, formando instrutores internacionais, sendo que em 2003 foi formado o núcleo português - Associação Portuguesa de Massagem Infantil.

Quais são os benefícios globais do Programa da IAIM?
O programa da IAIM é uma ferramenta que promove o processo de vinculação, onde o toque é a ponte de comunicação e de desenvolvimento entre o bebé e o seu cuidador. Este programa tem inúmeras vantagens não só para o bebé, mas também para os pais, família alargada e até para a sociedade em si.

Os quatro grandes benefícios para o bebé são:
- Interacção (ex: promoção de um vínculo seguro)
- Estimulação (ex: consciência mental/ do corpo)
- Alívio (ex: poderá ajudar no alívio de cólicas)
- Relaxamento (ex: melhoria dos padrões de sono)

O Programa da IAIM é
transcultural, encontra-se estabelecido
internacionalmente e é regularmente
revisto e actualizado pela
mesma entidade.

Quem pode participar nos Cursos de Massagem do Bebé baseados no Programa IAIM?

Todos os bebés entre os 0 e os 12 meses são bem-vindos nos cursos, inclusive prematuros e bebés com necessidades especiais. São permitidos, no máximo, dois acompanhantes por bebé e 4 bebés por grupo. É também possível realizar cursos individuais.
Quantas sessões tem o Programa e qual a sua periodicidade?

O Programa é constituído por 5 sessões grupais com periodicidade semanal, preferencialmente com a duração de aproximadamente 60-90 minutos.

São os pais que massajam o bebé? Que material é necessário levar para a sessão?

Sim! No nosso Programa apenas os pais massajam o bebé.
Para cada sessão será necessário que os pais levem:
- toalhão turco/ manta
- muda de roupa para o bebé/ fraldas
- óleo vegetal (exemplo: óleo de amêndoas doces, de sésamo, de avelã) - ATENÇÃO: evitar o uso de óleo mineral/sintético para massajar o bebé
- os pais deverão usar roupa confortável

Onde se realizam os cursos?

Em Lisboa. Mais informações p.f. queiracontactar a Instrutora (contactos na secção "Contactos" do blogue)

Sem comentários: