domingo, 6 de fevereiro de 2011

Terapia de Casal

Um relacionamento afectivo entre duas pessoas é algo que deverá ser saudável, reparador e gratificante para ambos os membros do casal. No entanto, tal nem sempre acontece, uma vez que saber conviver e partilhar a vida e a intimidade com outra pessoa, de forma harmoniosa, pode ser um grande desafio, pois implica o reajustamento de hábitos, valores e princípios diferentes mas não necessariamente opostos. 

A vida do casal, por vezes, entra num ciclo de desgaste por diversos motivos: discussões constantes por divergências de opinião, pequenos desencontros quotidianos, ciúmes, trocas acesas de opiniões que por vezes não conduzem a qualquer conclusão, mantendo-se um "diálogo" redundante e, muitas vezes, acusatório e indutor de culpabilidade, o que obviamente em vez de resolver o problema irá agravá-lo.

Assim, nos momentos de crise é importante o diálogo construtivo, com uma verdadeira capacidade empática e de respeito pelo outro, pela sua individualidade, o que se torna, por vezes, verdadeiramente difícil e desafiante para um casal.

Antes de colocar um ponto final num relacionamento estável ou no casamento devido a este tipo de problemas, procurar uma terapia de casal pode ser uma óptima ajuda para encontrar um caminho que traga felicidade para os dois, tendo sempre em conta a motivação do casal para resolver a situação, pois sem motivação, por muito eficaz que a terapia seja, se ambos não estiverem sintonizados para esse objectivo, o mais provável é não se verificar a resolução do problema e a separação ocorrer de facto. É importante haver um comprometimento de ambos os elementos do casal para o sucesso da terapia.

Mas será que a Terapia de Casal funciona mesmo? Será indicada para o meu caso?

Antes de iniciar um processo de Terapia de Casal, a pergunta mais comum é “A Terapia de Casal funciona?” e se realmente dá resultados positivos. A resposta é afirmativa, mas é preciso saber desde o início que não existe uma fórmula mágica para salvar relacionamentos, é necessária a tal motivação de que falei anteriormente. O objectivo da terapia é fazer com que o casal tenha um tempo de reflexão, tempo esse que implica  uma oportunidade de rever a vida a dois, dedicando-se a olhar para si próprios, para a sua vida, repensando as suas atitudes e dificuldades, visando enfrentar os sentimentos que julgam difíceis de lidar.
É um espaço apropriado para facilitar o diálogo, com a ajuda de um profissional capacitado que escutará tudo atentamente. No entanto, a função do terapeuta de casal não é dar conselhos ou palpites na vida das pessoas. O terapeuta de casal funcionará como um elemento neutro que irá ajudar o casal a descobrir novas possibilidades de acção e a consequente resolução de conflitos.

Mas e quando é o momento indicado para começar este processo de Terapia de Casal? Devo esperar pela ruptura da relação?

Não existe um momento exacto e nem se pode definir quando começar terapia de casal, pois isso é algo que irá diferir de casal para casal mas é fundamental que, acima de tudo, ambos consigam reconhecer a insatisfação para evitar que as discussões e crises cheguem a um ponto extremo - a ruptura. O principal factor a ter em atenção é o de saber reconhecer quando as discussões estão a pôr em causa o respeito mútuo entre os elementos do casal.

Quem procura a terapia de casal deve saber também que o objectivo não é evitar o divórcio/separação, mas sim melhorar o relacionamento, tentar uma reconciliação. No entanto, nada impede que ambos cheguem à conclusão de que serão mais felizes separados. Nesses casos, mesmo que a dor seja inevitável, a terapia de casal ajuda as pessoas a enfrentarem a situação de forma menos dolorosa e traumática.

Sem comentários: