sábado, 6 de outubro de 2007

Afinal, o que é um Psicólogo?


Esta é uma questão que surge frequentemente...
Muitas vezes, deparo-me com ideias erróneas de que os psicólogos são videntes, que lêem os pensamentos e mesmo sem as pessoas falarem, conseguem penetrar nas suas mentes e descodificá-las... Os psicólogos também não são "médicos de malucos", como por vezes se diz na gíria... quantas vezes todos nós já ouvimos a célebre frase:"EU?! Ir a um psicólogo?! Nem pensar.. eu não estou maluco/a".
Ora então... o que são afinal os psicólogos?!
Sem querer ser demasiado exaustiva, considero que talvez, a título de curiosidade, possa ser interessante definir o que é a Psicologia. Ora, das diversas definições desta área do saber, é comum considerar-se que a Psicologia consiste no estudo do comportamento e dos processos mentais inerentes ao mesmo, ou seja, alia o estudo do comportamento humano aos processos psicológicos associados ao bem-estar físico e psíquico do indivíduo.
Assim, um psicólogo é alguém que estuda a ciência do comportamento humano, procurando aplicá-la em diferentes contextos, nomeadamente, em termos da Prevenção (prevenir o desenvolvimento de problemas, actuando, por exemplo, em termos de comportamentos de risco), Promoção (promover a aquisição de competências específicas junto dos indivíduos, de forma a que estes consigam lidar melhor com as dificuldades e atinjam estabilidade e bem-estar, por exemplo, em termos da orientação vocacional dos jovens e adultos permitindo assim oferecer-lhes um leque de possibilidades para que se sintam mais orientados a nível profissional) e Remediação (ocorre quando o problema já se instalou, sendo que, neste caso, o psicólogo, principalmente o Psicólogo Clínico, procura que o indivíduo identifique o(s) seu(s) problema(s), ajudando-o a encontrar a melhor forma de lidar com o mesmo, por exemplo, problemas relacionais, luto e perda, problemas de aprendizagem, entre outros)

1 comentário:

lurigueira disse...

Muito bom o blog. Faça uma visitinha ao meu lurigueira.blogspot.com...é bem voltado para a psicologia clínica.Obrigada!