segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Dificuldades de Aprendizagem


O termo "dificuldades de aprendizagem" (D.A), segundo o National Joint Committee on Learning Disabilities, pode ser definido como um grupo heterogéneo de desordens de diversas índoles, manifestadas por problemas significativos em termos da aquisição e uso das capacidades de fala, escuta, leitura, raciocínio e matemática. A origem desta problemática pode residir em factores emocionais e/ou neurológicos, que comprometem significativamente o processo de aprendizagem da criança.
Estas dificuldades de aprendizagem subdividem-se em diversas áreas específicas, nomeadamente: visuo-espacial (dificuldades na percepção da cor, na leitura de "b/d" e "p/q", realizando reversões, por exemplo), auditivo-linguística (dificuldades na compreensão de instruções, sem comprometimento a nível físico, nomeadamente surdez, que pode ir de um grau ligeiro a um grau severo), organizacional (dificuldades em cumprir tarefas com sequência, ou seja, a criança/jovem tem dificuldade em realizar uma tarefa com princípio, meio e fim), motora (problemas na coordenação global ou fina, por exemplo, a nível da escrita), académica (é a mais comum; a criança/jovem pode apresentar dificuldades na área da matemática e/ou da leitura/escrita) e socioemocional (dificuldade no cumprimentos de normas sociais, por exemplo).
No entanto, para que uma criança ou jovem seja referenciada com tendo dificuldades de aprendizagem, é necessária uma observação atenta, por parte dos educadores e professores, durante um período razoável de tempo, em diferentes contextos e situações, e em diferentes idades, permitindo, deste modo, averiguar quais são as reais dificuldades da criança e que tipo de intervenção poderá ser feita para ajudá-la a ultrapassar essa situação.

1 comentário:

nunocabruja disse...

OLA ANA OBRIGADO PELA FORÇA GOSTARIA DE SABER SE DA ACONSELHAMMENTOS VIA MAIL UM BEIJINHO